• Leigos Dehonianos

    Leigos Dehonianos

    O Leigo Dehoniano, homem ou mulher é, antes de mais nada aquele membro da Igreja que, fiel a Cristo, se empenha na construção do Reino de Deus no meio das realidades temporais; que, depois de tomar consciência da sua vocação batismal e da sua missão laical, as vive fortificado pela experiência de fé do Pe. Dehon, como resposta de vocação pessoal; e reconhece no Pe. Dehon e no seu carisma, aprovado pela Igreja, a referência da própria vida espiritual, aproximando-se de Cristo no mistério do seu Coração aberto e solidário, e unido à sua oblação reparadora. Vive essa sua vocação a nível pessoal ou como Família Dehoniana e como Igreja; testemunhando os valores da espiritualidade dehoniana, imerso no quotidiano e no território; mas aberto aos sinais dos tempos e as necessidades da Igreja. Torna concreta a missão com a sua ação apostólica na Igreja local e na sociedade, plenamente inserido nas realidades seculares do mundo atual.

    O Leigo Dehoniano, tem como missão específica, a releitura e a encarnação laical do carisma dehoniano, relendo o carisma do Pe. Dehon, participando na missão sacerdotal, profética e real de Cristo; encarnando-o no âmbito próprio de sua missão no mundo: a serviço da pessoa, da família, da sociedade e da Igreja. Vive “plenamente inserido no mundo”, empenhado nos ambientes familiar, profissional e de trabalho, político e eclesial, consagrando a Deus o mundo como oblação sacerdotal e sacrifício espiritual; “sente com a Igreja” e partilha a paixão da Igreja pelo Evangelho e pelo mundo, como profeta do amor e da esperança cristã; promovendo uma vida humana de humanizada, opera a reconciliação e a solidariedade, atento às situações humanas, em particular de pobreza e de necessidade, tornando Cristo presente no meio dos irmãos; respondendo, assim, ao chamado à santidade, próprio de cada batizado, e vivendo em união com Cristo, no seu amor e na sua oblação reparadora ao Pai pelos homens.

    O Leigo Dehoniano deve empenha-se numa séria, progressiva e constante formação, inicial e permanente, para acolher e traduzir o carisma em espiritualidade e missão, no mundo e na cultura de hoje. Os religiosos SCJ devem apoiar e acompanhar o Leigo no discernimento da sua vocação, na formação, no crescimento dos Leigos como "agentes de formação". Enquanto pessoas consagradas, eles são chamados a ser "guias especializados de vida espiritual". A formação deve tender a fazer crescer harmonicamente a pessoa, a dimensão contemplativa e ativa da vida cristã e da espiritualidade Dehoniana, no respeito pela identidade do grupo, pela idade, pela sensibilidade e pela cultura.