O que é Vocação?
“Enquanto caminhava junto ao lago da Galileia, viu dois irmãos- Simão, apelidado Pedro, e André seu irmão- que lançavam uma rede na água, pois eram pescadores. Disse-lhes: -Vinde comigo e vos farei pescadores de homens” (Mt 4,18-20). A voz de Cristo continuar a chamar pessoalmente para uma missão específica na Igreja e no mundo. Deus vem sempre ao encontro daqueles que se permitem ser amados por Ele e abrem seus corações ao chamado interior de Deus. Vocação é, portanto, um diálogo de amor!

“Deus chama a todos: sãos e enfermos; pessoas com grandes qualidades ou de capacidade modesta; os que possuem riquezas e os que passam por dificuldades; os jovens, os anciãos e os de idade madura. Cada homem, cada mulher, deve descobrir o caminho peculiar a que Deus o chama. Mas, seja qual for esse caminho, chama a todos à santidade, à generosidade, ao desprendimento, à entrega; diz a todos no seu interior: Vem e segue-me” (Francisco Carvajal). Não existe resposta ao convite do Senhor sem os auxílios da oração perseverante, do acompanhamento espiritual, do abandono confiante à vontade divina e da busca constante da face do Cristo que nos convida ao desapego de si mesmo e disponibilidade imediata.

“Ele nos escolheu antes da criação do mundo, por amor, para sermos santos e imaculados na sua presença” (Ef 1,4-6). Nesta misteriosa decisão de Deus em nos escolher, antes de tudo, para sermos santos e para, na vocação específica, dar frutos para vida eterna, acontece frequentemente sermos assaltados pelos temores de não sermos fieis ao chamado. Contudo, ensina São Tomás de Aquino, que “àqueles que Deus escolhe para uma finalidade, prepara-os e dispõe-nos de tal modo que sejam idôneos (adequados) para realizar esse fim”; ou, como afirma São Francisco de Sales, “ Nosso Senhor vela continuamente pelos passos de seus filhos, isto é, pelos que possuem a caridade, fazendo-os andar diante dEle, estendendo-lhes a mão nas dificuldades, carregando-os sobre si próprio nas penas que vê poderem ser-lhes insuportáveis de outra forma”. 

Devemos ter na mente e no coração, que a resposta dada a Deus para aquela vocação específica na Igreja é um empreendimento que não só interfere na nossa realização humana, porém, mais do que isso: é a nossa contribuição para nossa salvação e de tantos outros que andam sem esperança assim como para glorificação de Deus. Levar a sério a chamada do Senhor que no mais profundo de nossas almas pede uma resposta de Deus é compreender que isso tudo não é questão de profissão. “Uma carreira é algo que você mesmo constrói; [...] você pode ter duas, três ou mesmo quatro carreiras ao longo da sua vida. Mas muito mais importante é pensar em termos de “vocação”, porque a vocação é o que você mesmo é. [...] Pessoas determinadas a viver a verdade de quem são- pessoas determinadas a viver vocacionalmente- são a força mais dinâmica da história” (George Weigel). 

Nós que fazemos parte da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Dehonianos, somos religiosos. O que é a Vida Religiosa segundo a Igreja? “ A Vida consagrada pela profissão dos conselhos evangélicos (votos de pobreza, obediência e castidade) é uma forma estável de viver, pela qual os fieis, seguindo mais de perto a Cristo sob a ação do Espírito Santo, consagram-se totalmente a Deus sumamente amado, para assim, dedicados por título novo e especial a sua honra, à construção da Igreja  e à salvação do mundo, alcançarem a perfeição da caridade no serviço do Reino de Deus e, transformados em sinal preclaro na Igreja, preanunciarem a glória celeste” (CIC 573).

O que está esperando? Qual a sua resposta? Ele te espera. #sejaumdehoniano