Superior Provincial, Pe. Josemar Lima, scj participou da IX Conferência Geral da Congregação

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2022 aconteceu, em Roma, a IX Conferência Geral da nossa Congregação com o tema “Os Dehonianos em compromissos sociais - o impacto do amor de Deus em nossa sociedade”.

O nosso Superior Provincial, Pe. Josemar Joaquim de Lima, participou da Conferência e partilhou conosco um pouco sobre esses dias tão importantes para toda Congregação:

Como foi participar da IX Conferência Geral da Congregação?

 A IX Conferência Geral foi um evento muito esperado por toda a Congregação. A mesma deveria acontecer em maio de 2018, mas por conta do XXIV Capítulo Geral e pelo surgimento da Covid-19, precisou ser adiada, e assim o foi por duas vezes devida à situação de pandemia. E somente este ano, de 13 a 18 de fevereiro deste ano com todos os cuidados e protocolos, a conferência pôde ser realizada. Considero esse acontecimento como verdadeiro sopro do Espírito Santo para toda a Congregação, pois tivemos a oportunidade de aprofundar a nossa identidade enquanto dehonianos diante do tema compromisso social ao qual o Pe. Dehon foi tão sensível durante toda sua na vida, assim como o seu empenho e desejo de transformação das estruturas sociais. Eis a nossa tão grande missão: toda a obra social deve desenvolver a dignidade da pessoa humana.

Qual o resultado prático da Conferência?

Muitas ideias foram suscitadas para motivar e animar os programas de formação SCJ para o apostolado social, cito algumas:

     a.    Aprofundar os estudos sobre o ministério apostólico de Pe. Dehon;
     b.    Desenvolver a consciência formativa social pra jovens e leigos dehonianos;
     c.    Estabelecer a formação da Doutrina Social da Igreja;
     d.    Colaborar com os leigos em obras sociais;
     e.    Criar vínculos e redes sociais entre dehonianos ao redor do mundo.


Quais as repercussões do tema para a Província Brasil Recife?

Em comunhão com a Conferência Geral a nossa Província Brasil Recife realizou nos dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2022 a Assembleia Provincial aprofundando esse importante tema e se deixando modelar pelo espírito social do nosso fundador, Pe. Dehon. Como gesto concreto constituímos a Comissão de justiça e Paz. Coordenada pelo Pe. Alexsandro Marinho, e tendo presente os demais confrades: Pe. Simão Pedro, Pe. José Ribamar, Pe. Agenor Mendonça e Fr. Adson Marinho. Esta comissão recolheu as reflexões da assembleia, a saber: dimensionar a formação religiosa presbiteral com o enfoque no apostolado social, de modo integrador; favorecer a revitalização do Centro Social Pe. Dehon; e desenvolver o projeto Sint Unum para animar, partilhar e integrar o apostolado social de modo orgânico na Província.     

No site da nossa Congregação você pode conferir tudo que aconteceu ao longo dos seis dias da Conferência: https://www.dehoniani.org/pt/


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas