Seminário Teológico SCJ 2020

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -





SEMINÁRIO TEOLÓGICO SCJ 2020

 
 Entre os dias 11 e 19 de julho acontecerá, através da internet, o Seminário Teológico SCJ 2020 com o tema Sint unum: desafios e perspectivas hoje”. O evento deste ano deveria acontecer em Yaoundé, nos Camarões (África). Entretanto, com a pandemia de COVID-19 a Comissão Central optou, de maneira muito criativa e ousada, pelo formato remoto. Isto é, o evento acontecerá de maneira virtual, através do google meet.
Os Seminários Teológicos acontecem na Congregação a cada 3 anos. O último foi realizado em Yogyakarta, na Indonésia (Ásia), em 2017, e teve como tema “Devoções e carisma: em direção a uma identidade dehoniana inculturada”.
O objetivo do Seminário é estudar o Sint unum em sua relação a um tema muito presente nos escritos de Padre Dehon, que é a “sensibilidade ao pecado”. Segundo o n. 4 das Constituições SCJ, “Padre Dehon é profundamente sensível ao pecado que enfraquece a Igreja, sobretudo quando cometido por almas consagradas. Conhece os males da sociedade; estudou cuidadosamente suas causas no plano humano, pessoal e social. Mas percebe que a causa mais profunda dessa miséria humana está na recusa ao amor de Cristo”. De certo modo, o Seminário Teológico se coloca nas pegadas dos “cuidadosos estudos” do Fundador acerca dos males da sociedade e da indiferença do ser humano ao amor de Deus.
Participam do Seminário os membros das cinco Comissões Teológicas Dehonianas Continentais, que estão pesquisando este tópico desde 2019. Serão, ao todo, 42 dehonianos, além de alguns assessores externos. Cada comissão elaborou uma pesquisa sobre o Sint Unum e o pecado a partir de um recorte específico, a saber: Comissão Teológica Dehoniana (CTD) da América Latina: dimensão sociológica e estrutural do pecado; CTD da Ásia: dimensão ecológica do pecado; CTD da África: dimensão econômica do pecado; CTD da América do Norte: dimensão psicológica do pecado; CTD da Europa: dimensão teológica do pecado.
Um dos frutos dos seminários teológicos foi a progressiva constituição de uma “rede de investigação” sobre o carisma, a história do Fundador e temas ligados à Congregação. Esta rede se organiza primeiramente por continente através de encontros periódicos realizados através das plataformas digitais e de, ao menos, um encontro presencial anual.
Posteriormente, as reflexões e conclusões do Seminário Teológico serão publicadas na Revista Studia Dehoniana, editada pelo Centro de Estudos Dehonianos.
O Pe. Gimesson da Silva, scj, membro da CTDAL pela nossa Província BRE, participará do Seminário Teológico acessando a plataforma digital do evento em João Pessoa-PB. A sua contribuição para o texto elaborado pela CTDAL intitulado “Algumas considerações sobre o pecado social na perspectiva do Sint Unum” foi a reflexão sobre a temática “Pecado social e a vida espiritual”. No seu trabalho, o Pe. Gimesson analisa os contextos socio-estruturais “de pecado” que marcam o fenômeno religioso e a experiência espiritual cristã na América Latina.

Pe. Emerson Marcelo Ruiz, scj – BSP/CTDAL
Pe. Gimesson Eduardo da Silva, scj – BRE/CTDAL



 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas