Reunião dos Superiores Maiores promovida pelo Governo Geral acontece em Roma
Crédito da foto - dehoniani.org

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Está acontecendo em Roma, na Casa Geral, de 11 a 15 de novembro, a Reunião dos Superiores Maiores. Participam 37 confrades de todas as províncias, regiões e distritos da Congregação, além de membros do Governo Geral e dos principais serviços da Cúria.
No dia 11, primeiro dia de encontro, os confrades participaram de um momento dinâmico, divertido e alegre, organizado pelo Comitê do Partido do Colégio Internacional.
Após a Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral padre Steve, o Superior Geral Pe. Carlos Luís Suarez, depois de cumprimentar todos os presentes, ressaltou que muitas pessoas ajudaram Jesus a ampliar os horizontes de sua missão. Ele tomou o episódio dos Discípulos de Emaús como paradigma de nossa vida. Muitas vezes somos como eles, voltando a Emaús: desanimados, sem esperança, cheios de críticas e comentários negativos sobre a vida. Mas é importante estar acompanhado de Jesus, porque somente Ele pode abrir nossos olhos, ampliar nossos horizontes. É no retorno a Jerusalém que os dois de Emaús encontram alegria na comunidade reunida em nome de Cristo ressuscitado.
O segundo dia da reunião dos Superiores começou com a celebração da Eucaristia. O Superior Geral introduziu a reflexão sobre esse importante tema, enfatizando que os trabalhos evoluem, a Congregação evolui, se expande em diferentes regiões e diminui em outras, avança através da contribuição e disponibilidade das pessoas.
O dia terminou com informações sobre o processo de revisão e harmonização das traduções da Regra da Vida, exigidas pelo último Capítulo Geral, e a apresentação do processo de estruturação da Família Dehoniana , pelo presidente do Grupo Internacional de Coordenação Familiar Dehoniana, p. Bruno Pilati.
No terceiro dia, a Eucaristia foi presidida pelo Padre Léopold Mfouakouet, Conselheiro Geral.
Ainda em clima de oração, o Superior Geral apresentou a situação no Chile com as últimas notícias e mostrou alguns vídeos, enviados esta manhã por nossos irmãos, que apresentam os saques e profanações da igreja paroquial confiada aos dehonianos.
Neste terceiro dia do encontro, os superiores das Entidades foram convidados a comemorar os confrades mortos e apresentados como modelos para a consagração e vocação dehoniana: Beato Giovanni Maria della Croce e P. Martino Capelli, cujo 75º aniversário do assassinato estamos celebrando e cujo processo A Canon para beatificação tomou medidas importantes. As relíquias do Beato Giovanni Maria della Croce e o original da renovação dos votos do Pe. Martino Capelli estiveram presentes na sala de aula em 1931. No final do dia, os superiores das entidades e vários membros da comunidade da Casa Geral foram à Basílica de San Bartolomeo, na Ilha Tiberina, em Roma, para homenagear os mártires dos séculos 20 e 21. Juntamente com a Comunidade de Santo Egídio, rezaram as Vésperas e entregaram as relíquias e memórias desses confrades, colocando-os nas capelas. Uma festa linda e muito participada.
No quarto dia, os superiores das Entidades refletiram sobre o tema: No caminho sempre novo do discipulado. Artur Sanecki presidiu a Missa e liderou o trabalho deste dia.
Os Superiores das Entidades dedicaram o dia ao estudo dos temas de formação e pastoral juvenil.
A próxima Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2022, pode ser um momento importante para conectar, no nível da Congregação, os jovens dehonianos e os religiosos que trabalham com eles. A Província Portuguesa está pronta para promover e sediar este evento.
O dia terminou com a apresentação de duas novas missões da Congregação: a fundação da presença dehoniana na Colômbia e a criação de uma nova comunidade na Holanda. O projeto da Colômbia está em estágio avançado de preparação e, em breve, os confrades destinados a esta missão se reunirão em Quito (Equador) para se conhecerem, fortalecerem as relações fraternas e estudarem o idioma. A missão está prevista para começar em Bogotá, em meados de 2020. Enquanto isso, outro grupo de confrades já está sendo considerado para outra comunidade na capital colombiana.

Fonte: dehoniani.org








 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas