RELIGIOSOS E SEMINARISTAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE PADRE DEHON

RELIGIOSOS E SEMINARISTAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE PADRE DEHON, FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Lucas Marques
Seminarista SCJ e Jornalista

Os religiosos e seminaristas da Província Brasil Recife participaram de uma formação biográfica e bibliográfica do fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Padre Léon Dehon. A Semana de Estudos aconteceu no período de 2 a 5 de abril, na Casa Provincial em Recife/PE.

A Semana de Estudos Dehonianos foi assessorada por Padre Joãozinho, scj, que usou como referência o livro Léon Dehon e a sua mensagem, escrito pelo religioso italiano Giuseppe Manzoni. Foram destacados os principais episódios da vida de Padre Dehon, desde o seu nascimento até a sua morte.

É a primeira vez que a Província BRE realiza uma semana dedicada à vida do seu fundador. O Superior Provincial, Pe. Josemar Lima, scj, comemorou o bom êxito da Semana de Estudos Dehonianos. “Estar juntos como Província já é bom, e somado a isto estudar a vida e obra do nosso Fundador Pe. Dehon a partir dos seus escritos é bom demais. Faz-nos crescer em amor e admiração pelo mesmo, viver com entusiasmo no estilo próprio com o qual ele viveu e ensinou”, comentou Pe. Josemar.

Padre Léon Dehon ainda é pouco conhecido, mas a obra que ele realizou é imensa e precisa ser propagada, principalmente, pelos dehonianos. O seminarista José Romário da Silva, aspirante, disse que essa Semana de Estudos aumentou o desejo de conhecer mais sobre a vida de Padre Dehon. “Para mim foi muito proveitoso, por ter a oportunidade de conhecer mais de perto as obras espirituais e sociais deste santo homem visionário. Um homem à frente do seu tempo, que se atualiza no hoje de nossa história. Sem dúvidas, esta Semana de Estudos despertou curiosidades, em especial a nós vocacionados, que aspiramos beber também desta fonte. Vivat Cor Iesu!”, acrescentou José Romário.

As obras sociais e espirituais deixadas por Padre Dehon são essenciais para os padres, religiosos, seminaristas e vocacionados do Coração de Jesus. Pe. Josemar Lima, scj, completa dizendo que é uma síntese para a vocação de cada membro da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. “Sem dúvida, essa Semana vem ser para todos os participantes, seminaristas e religiosos, uma oportunidade para fazer uma síntese da nossa vocação a partir da experiência de fé do nosso Fundador, que teve o claro desejo de implantar o Reino do Coração de Jesus nas almas e na sociedade, e transformar a sociedade pela força do amor”, enfatizou o sacerdote Pe. Josemar.

Para quem está começando a caminhada na vida religiosa, participar de uma formação como essa é gratificante. E, além dos seminaristas que já estudam Filososia, estiveram também na formação os seminaristas que estão no Propedêutico. O seminarista Ricardo Antônio entrou no Seminário SCJ recentemente e seu desejo pela vida religiosa aumentou após ter participado dos Estudos Dehonianos.

“A Semana de Estudos Dehonianos, para mim, enquanto seminarista propedêutico, foi de suma importância, pois despertou ainda mais o desejo pela Vida Religiosa Dehoniana. Conhecer aquele que em tudo fez a vontade de Deus, me permite nessa fase inicial de formação um novo ânimo e força para seguir em frente, na luta de aproximar cada vez mais o coração do povo ao Coração de Jesus traspassado de amor por nós”, finalizou o seminarista Ricardo Antônio.

 
Indique a um amigo