Paraguai: leigos formados para serem protagonistas da vida e da missão da Igreja

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Promover a formação dos leigos que participam ativamente da vida e missão das Igrejas locais e das comunidades, como batizados e filhos de Deus: este é o objetivo fundamental da Formação virtual chamada "Coloquemo-nos a caminho", organizada pela Coordenação Nacional dos Leigos em preparação aos pré-congressos paroquiais convocados para o Ano dos Leigos, que a Igreja paraguaia está vivendo atualmente.

No domingo 21 de novembro de 2021, solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, no Paraguai também Dia dos Leigos, os bispos inauguraram oficialmente o Ano dos Leigos 2022, com o lema "Partiram imediatamente para proclamar Cristo" (cf. Lc 24,33-35) e a intenção de dedicar um período de tempo à reflexão sobre a realidade e a missão dos leigos.

Definindo como um 'kairos', um tempo de graça, a celebração da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, o Sínodo sobre a Sinodalidade da Igreja universal e o Ano dedicado aos Leigos, os bispos enfatizaram: "Como a Igreja em saída, aberta ao mundo, vemos estes eventos da vida eclesial como ocasiões que a Providência nos indica para nos encontrarmos, escutarmos uns aos outros, discernirmos juntos e assumirmos juntos a Voz do Senhor que sempre nos mostra o Caminho, a Verdade e a Vida".

Cinco encontros, de 20 de setembro a 18 de outubro

Depois de reafirmar a essencialidade do processo sinodal para a vida e o caminho da Igreja, os bispos exortaram: nos grandes desafios do presente e do futuro, dentro da Igreja e no mundo, "procuremos a mão de Deus para abençoar nosso caminho e peçamos que a Igreja esteja repleta de testemunhas, de verdadeiros mártires, em todos os ambientes, como tantos que escreveram nossa história, desde a pregação apostólica até hoje, e cujos nomes são memórias vivas do Evangelho".

São cinco encontros dos quais estão participando leigos de várias dioceses do país inteiro, conectados através da plataforma Zoom, que serão seguidos de pré-congressos a serem realizados nas paróquias.

De 20 de setembro a 18 de outubro, estão programados para serem analisados e discutidos os seguintes temas: "A identidade dos leigos"; "O laicato, sua vocação e missão"; "Tempo da criação - Crise climática - Seca"; "O protagonismo dos leigos na busca e na promoção do bem comum"; "Missão das comunidades cristãs".

Leigos católicos, sede discípulos missionários do Senhor

"Irmãos e irmãs leigos, juntamente com o Papa Francisco, convidamos vocês a não ficarem indiferentes aos assuntos públicos, nem se fecharem nas igrejas, nem esperar por diretrizes eclesiásticas para lutar pela justiça, por formas de vida mais humanas para todos", exortaram os bispos no início do Ano do Laicato."

“Leigos católicos, sede discípulos missionários do Senhor. Ide e proclamai a Boa Nova ao nosso povo; transformai vossas famílias, vossos locais de trabalho; participai na vida pública, em organizações de bairro, em vosso partido político, em cooperativas... sede fermento na massa; iluminai com o testemunho de vossas vidas as sombras do pecado que ameaçam a dignidade dos mais pequeninos, dos pobres, dos vulneráveis em nossa sociedade.”

Segundo o último Anuário Estatístico da Igreja, o Paraguai tem 7.253.000 habitantes, dos quais 6.861.000 são católicos, 15 circunscrições eclesiásticas, 422 paróquias, 21 bispos, 410 sacerdotes diocesanos e 480 sacerdotes religiosos, 384 religiosos não sacerdotes e 1.073 religiosas, 10.713 missionários leigos e 48.020 catequistas.

(com Fides)

 
Indique a um amigo