Ordenação Presbiteral  - Pe. Rodrigo Victor, scj

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No dia último sábado (18), aconteceu na Paróquia de São Pio X, em Camaragibe/PE, a ordenação presbiteral do nosso confrade, agora, Pe. Rodrigo Victor de Souza Pereira, scj, sob a imposição das mãos do Exm. Rvmo. Dom André Vital Felix da Silva, scj, Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte/CE.

A celebração contou com a presença do Superior Provincial, Pe. Josemar Joaquim de Lima, scj, de grande número de sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas, familiares e amigos do neo-sacerdote.

Em sua homilia, Dom André Vital, scj destacou o sacerdócio de Cristo para o qual deve o sacerdote ministerial olhar e seguir, advertindo que “se a nossa missão, se o nosso ministério, se tudo aquilo que nós dizemos e tudo aquilo que nós fazemos, não for manifestação dessa verdade, estaremos perdendo tempo; nós podemos organizar muitas coisas, podemos promover muitos eventos, mas se o amor de Deus não for proclamado, se o amor de Deus não se tornar realidade na vida das pessoas que nos são confiadas não estamos cumprindo a nossa missão. (...) se as pessoas não conseguirem ver em nós o testemunho dessa verdade do amor de Deus, então o nosso sacerdócio não cumpriu a sua missão, a grande graça que Deus nos concedeu foi em vão. Que Deus nos livre disso”.

A vestição foi realizada pelo Superior Provincial, Pe. Josemar, que foi Pároco e promotor vocacional do jovem Rodrigo antes dele ingressar em nosso Seminário. Momento marcado de emoção e muita alegria.

Ao término da celebração, após a fala do Provincial, o neo-sacerdotal proferiu suas palavras de agradecimento e explicou o lema que escolheu para sua ordenação:

o gesto de agradecer exprime a memória do coração, por isso Deus na minha história é o princípio e o fim de todo agradecimento; mas é fato de que Ele age nos seres humanos e se faz presente no meio deles; hoje eu só pude responder sim a Deus, porque no decorrer do meu processo, muitas pessoas surgiram em minha vida e, de certa forma, foram sinais do Deus humanado em minha vida.
(...)
‘Foi a mim que o fizestes’, foi o lema que escolhi como itinerário do ministério que hoje assumo. Irmãos e Irmãs, esse trecho do Evangelho de Mateus nos remete as Obras de Misericórdia, que todos nós que abraçamos o cristianismo em sua mais pura radicalidade somos impelidos a praticar. Que possamos encontrar Jesus Cristo naquelas pessoas que mais sofrem, reconhecendo que Cristologia e Ética se encontram indissoluvelmente unidas, de modo que o juízo ético do Cristão passa, necessariamente, pelo serviço à causa do ser humano, sinal vivo da própria pessoa de Jesus. E sendo assim, ao ter recebido o dom do presbiterado nesta celebração de hoje, peço a Deus, não somente para mim, mas para todos nós, a graça de compreendermos o grande ensinamento de Jesus Cristo, o amor que se faz concreto por meio do serviço e que chega ao extremo da doação e da cruz. Isso porque, em Jesus, o Senhor e Mestre, são derrubadas as barreiras da lógica, que podem até nos confundir, quando não estamos cientes da dinâmica do Reino, mas seremos felizes se, ao servirmos uns aos outros, compreendermos o nosso servir como sendo a fonte imediata que confere sentido à vida e nos faz mais parecidos com Ele
.”

Sem dúvidas, é uma alegria imensa para Igreja e para a nossa Congregação, a ordenação de mais um filho. Rezemos pelas vocações sacerdotais, de modo especial pelo neo-sacerdote, Pe. Rodrigo Victor, scj para que seu ministério seja feliz e fecundo.






 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas