Fortes chuvas no nordeste do Brasil provocam enchentes, e onda de solidariedade é formada nas Paróquias Dehonianas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -


No final do mês de maio o estado de Pernambuco, no Brasil, de forma especial a Região Metropolitana do Recife, foi atingida por fortes chuvas que acarretaram enchentes, deslizamentos de morros e, consequentemente, famílias desabrigadas e até mesmo mortes. Ao todo, em Pernambuco, já são mais de 119 mil pessoas desalojadas e mais de 9 mil pessoas desabrigadas, que estão acolhidas em abrigos, e aproximadamente 129 mortes, de acordo com as informações do Governo do Estado.

Os municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife, inclusive, a Capital, são marcados por rios e pontes que ligam uma cidade a outra, um bairro a outro, além de serem caracterizados por morros em suas periferias. Esse cenário, associado a outros fatores, acaba por favorecer o acúmulo de água e provocando frequentes alagamentos. Contudo, as fortes chuvas deste ano provocaram danos que há décadas o Recifense não vivia.

Dentre dessas realidades, estão 4 Paróquias Dehonianas que se encontram na circunscrição da Província BRE: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Várzea, em Recife/PE; Paróquia São Pio X e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Camaragibe/PE; e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Paratibe, em Paulista/PE.


De forma imediata essas Paróquias iniciaram campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, para serem entregues as pessoas atingidas pelas fortes chuvas.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Várzea, em Recife/PE, por exemplo, já foram entregues mais 4.000 mil quentinhas entre café da manhã, almoço e jantar. Os cerca de 30 voluntários se revezaram na produção das refeições, nas montagens dos kits de limpeza, triagem de roupas e entrega das refeições. O Pároco, Pe. Francisco Sales, scj, juntamente com algumas agentes de pastorais, realizaram visitas nos lugares mais afetados do bairro, tendo constatado a dura realidade que muitos paroquianos têm vivido.


Em que pese a diminuição das chuvas, o tempo no Recife continua oscilando, com alertas frequentes de chuvas moderadas a fortes emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Climas – APAC. Muitas das pessoas desalojadas ainda não conseguiram retornar para suas casas, que se encontram encobertas de lama e na iminência de novas enchentes. O medo também sido companheiro dessas pessoas, que a cada chuva forte se apavoram sob o temor de reviverem o sofrimento de acordar no meio da noite com a água dentro de suas casas.

Solidários aos sofrimentos desses irmãos afetados pelas fortes chuvas, a Província BRE lançou a campanha “Coração Solidário”, pela qual convida toda Família Dehoniana a fazer sua contribuição, seja entregando donativos diretamente na Casa Provincial, no Recife, seja através de transferência bancária.

Confira abaixo, o vídeo da campanha:


Fernanda Melo
Comunicação Província BRE

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas