Comunicar para além das redes

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O II Encontro de Colaboradores da Província BRE, aconteceu de 05 a 07 de novembro, no Centro Pastoral da Igreja São Gonçalo, em João Pessoa (PB), com o tema “Novas Redes, Novos mares”. O encontro contou com a participação de 21 agentes pastorais da Pastoral da Comunicação (PASCOM) das Paróquias Dehonianas presentes nos estados de Ceará, Paraíba e Pernambuco.   

O tema “Novas Redes, Novos mares” traz uma reflexão sobre aliar as novas tecnologias à evangelização, além dos aspectos teóricos, técnicos e práticos da comunicação. O Superior Provincial Pe. Josemar Lima, scj, enviou uma mensagem de abertura para o encontro e em sua fala ressaltou a importância da PASCOM no período extenso de pandemia e o quanto colaboraram com a evangelização através das redes:

Vimos o quanto a pastoral da Comunicação foi importante nesse período extenso de pandemia, o quanto colaboraram com a evangelização e que possamos de verdade, nos sentirmos chamados por Deus para esta grande missão na nossa igreja, na nossa congregação. Jesus Cristo é o nosso grande modelo, há mais de dois mil anos atrás, ele já utilizava meios para melhor se comunicar diante de uma grande multidão, já dizia o Evangelho. Com certeza nesse encontro todos vocês irão encontrar novas metodologias para melhor evangelizar, para melhor apontar Jesus Cristo, eis a grande missão da pastoral da comunicação mostrar a todos homens e mulheres quem é Jesus, à exemplo de São João, o Batista: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Completa sua fala sobre a missão de comunicar a exemplo de Padre Dehon:

Nosso pai fundador Padre Dehon, ele foi um grande comunicador, se preocupava com a comunicação, fundando jornais, escrevendo em revistas, buscando todos os meios da época para melhor fazer que Jesus Cristo fosse conhecido e amado.


O objetivo do momento é promover uma capacitação para os agentes da nossa rede de colaboradores que atuam na PASCOM das Paróquias Dehonianas e colaborar com uma comunicação mais efetiva na nossa Província.  

A igreja que comunica

Somos uma igreja cada vez mais presente no virtual, chamados a fazer uma comunicação que evangelize, dialogue, forme e divulgue uma opinião pública honesta, verdadeira e conveniente.

A programação teve formações sobre: Carta do Papa – Dia Mundial das Comunicações; Redes Sociais – textos na era digital; Fotografia - uma imagem que evangeliza e Igreja e Comunicação - a arte de comunicar o Sagrado; missa; adoração; animação e na parte prática Oficinas de: Redes Sociais – Elaboração de feeds e stories;  Fotografia - técnicas básicas e Designer - produção de cards/produção e edição de vídeos, sob assessoria dos seminaristas Lucas Marques, Thiago Freitas e Carlos Henrique, e da jornalista Aline Herculano.

Sobre o momento, Pe. Luiz Alípio, scj, Coordenador da Comunicação BRE, ressaltou a importância do evento para Província:

Nesse encontro nós tivemos formações teóricas e práticas sobre: fotografia, elaboração de cards, produção de textos e manejos com as redes sociais: YouTube, Instagram e Facebook. Porque nós queremos que a nossa vida e carisma seja cada vez mais propagado, vivenciado, todos tendo acesso sobre a importância dessa comunicação levando nosso carisma, levando a notícia da igreja da nossa província e da Família Dehoniana.                                                                                   



A Rede de Colaboradores Dehonianos da Província BRE surgiu em 2018 com o objetivo de articular a comunicação das Paróquias Dehonianas em unidade com a Província, promovendo nossas ações e atuação na região em que estamos inseridos.   

Aline Herculano
Rede de Colaboradores Província BRE


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas