Bispos do Ceará e Piauí com o Papa: Um verdadeiro banho de espiritualidade

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Bianca Fraccalvieri - Vatican News

“Um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral”

Assim foi a audiência que o Papa Francisco concedeu na quinta-feira (12/05) aos bispos dos Ceará e Piauí, presentes em Roma para a visita ad Limina Apostolorum.

De acordo com o bispo de Sobral (CE), Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidente do Regional Nordeste I, o encontro com o Papa foi “surpreendente”:

“Nós nos surpreendemos com a visita ao Papa, como fomos acolhidos pelo Santo Padre. Foi uma roda de conversas, foi maravilhoso, nos sentamos literalmente numa roda. O Papa estava em cadeira de rodas, mas nos acolheu muito bem. Depois, pediu que fizéssemos perguntas: ‘Se quiserem criticar o Papa, podem criticar. Se quiserem fazer alguma pergunta, podem fazer’. E assim cada bispo apresentou-se.”

Festa com bolo e espumante

Mas não só, Dom Vasconcelos relatou um momento para lá de especial. Por fazer aniversário neste 12 de maio, o bispo de Sobral ganhou no final da audiência bolo e espumante. A “festa” era para comemorar também o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que faz anos amanhã, 13 de maio.

“Foi um ágape, maravilhoso esse nosso encontro.”

"O Papa está muito bem"

Na mesma linha se pronunciou Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Parnaíba e presidente do regional nordeste IV (Piauí).

“Pudemos sentir a paternidade do Papa Francisco, não obstante a sua idade e a situação de saúde. Mas ele está muito bem. Se a gente vir só pela televisão, a gente pensa que o Papa está doente. O Papa não está. Ele está muito bem, muito disposto, muito simpático. O encontro com ele foi profundamente marcado pelo diálogo, pela proximidade, pela escuta, pela interação.”

“Nós tomamos um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral, no qual ele disse: precisamos ser próximos entre nós, próximos dos sacerdotes e próximos do povo de Deus.”

Os bispos concluem nesta sexta-feira (13/05) sua visita ad Limina com a celebração da missa na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros e visita ao Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral.

Dom Magnus: "o Papa é um homem de uma grandeza de alma" 

Presente também no encontro o bispo de Crato, no Ceará, Dom Magnus Henrique. Dom Magnus falou da alegria dos bispos do Regional Nordeste 1 e 4 pelo encontro com o Santo Padre. “Foi um grande encontro de evangelização, de espiritualidade, de pastoral” disse o bispo de Crato. “O Papa – continuou - é um homem de uma grandeza de alma, feliz. Embora limitado numa cadeira de rodas, mas com um espírito suave “veio ao nosso encontro” e nos trouxe “o sorriso largo”. Uma acolhida que muito nos marcou: saímos da sala, do encontro com o Santo Padre trazendo no coração a certeza da confirmação na fé.

“O Papa nos pediu que tenhamos misericórdia, amor e abertura de coração para com todos aqueles que sofrem no corpo e na alma. Pediu que cada bispo tivesse proximidade com Deus. Tivesse uma comunhão verdadeira entre o episcopado, uma proximidade paterna com todos os padres e de modo especial com o Povo de Deus”.

 

 

 
Indique a um amigo