84 anos de Província Brasil-Recife

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A nossa Província Brasil Recife celebra 84 anos de fundação. Evidentemente que a nossa história começa bem antes... Em 1893 quando chegam os primeiros dehonianos no Brasil com o Padre Sebastião Miquet iniciando sozinho a missão SCJ com os operários em Camaragibe. Em 1895 chegou o Pe. Maximino Cottard para reforçar a missão. Entre os anos de 1896 e 1902 foram enviados os confrades Pe. Liduino Richters, Ir. José de Broglie, Pe. Ângelo Deal, Pe. Longino van Heugten, Pe. Estanislau Schimanski e Pe. Pedro Graaf. Aos poucos nossos missionários foram assumindo, além do trabalho com os operários, o cuidado pastoral de paróquias da região. As dificuldades para os inícios da missão foram inúmeras e algumas decepções foram vividas com espírito de sacrifício. Alguns destes pioneiros tiveram que retornar à Europa. Muitas lacunas na organização do trabalho pastoral nas fábricas, a carência de recursos para sustentação dos missionários, as longas distâncias entre as diversas paróquias assumidas, a realidade climática da região, o contexto eclesial da época e a situação social do povo fizeram com que nossos pioneiros se tornassem verdadeiros heróis na manutenção da obra dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus nas terras brasileiras.

Com o passar dos anos, os padres dehonianos foram consolidando sua presença e missão no Nordeste. Aos poucos foram chegando outros missionários para se somarem aos pioneiros que passaram os dez primeiros anos no árduo trabalho missionário. Entre os dias 13 de setembro e 11 de outubro de 1906, o Padre Dehon visitou nossos missionários em Pernambuco e Alagoas. Sua presença foi significativa para dar ânimo ao trabalho dos nossos confrades e representou um novo impulso em nossa obra no Brasil. A obra SCJ no Nordeste floresceu com a presença marcante de confrades de diversas nacionalidades (franceses, belgas, holandeses, luxemburgueses), mas progressivamente a Província Holandesa assumiu a responsabilidade de enviar e manter os missionários bem como de gerir a Região SCJ do “Brasil do Norte”. Em 12 de março de 1938 foi canonicamente ereta por decreto promulgado pelo Conselho Geral a Província Brasileira Setentrional e foi nomeado como primeiro provincial o Pe. Henrique van der Horst.

Com a criação da Província BS – hoje, Província Brasil-Recife - em 1938, a presença SCJ foi se fortalecendo e a missão se expandindo. Nossos confrades marcavam presença no trabalho com os operários, nas associações religiosas, nas paróquias, em colégios e nas casas de formação da província. As vocações floresceram e passamos a ter em nossas fileiras confrades brasileiros. A nossa obra se expandiu para vários estados da região e nos tornamos uma província próspera e vibrante. As dificuldades e os desafios sempre foram constantes, porém conseguimos dar continuidade à encarnação do carisma dehoniano na realidade nordestina. Eis o retrato real da nossa Província com os seus 42 membros: Ceará (Fortaleza, duas paróquias), Paraíba (João Pessoa, Campina Grande e Rio Tinto: duas paróquias, uma área pastoral, uma casa de formação e uma obra social), Pernambuco (Recife, Paulista e Camaragibe: cinco paróquias, uma casa de formação, uma escola e a sede provincial que também abriga a casa dos idosos), Alagoas (Maceió, uma paróquia) e Sergipe (Poço Redondo, uma paróquia).

Vivendo a internacionalidade da Congregação, hoje temos um padre trabalhando no Uruguai, outro padre se especializando na Itália e um frater estudando em Portugal. Também acolhemos dois fratres de Madagascar.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas