120 anos de presença dehoniana na Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Várzea
Crédito da foto - Pascom Várzea

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na última terça-feira (01), celebramos 120 anos de presença na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Várzea, Recife/PE, em celebração presidida pelo Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacedo.

Nossa Congregação iniciou sua missão no Brasil no dia 03 de fevereiro de 1893 com a chegada do Pe. Sebastião Miquet, scj que fora enviado por Pe. Dehon para a missão junto à fábrica de tecidos de Camaragibe/PE, a pedido do dr. Carlos Alberto de Menezes.

Anos mais tarde, o Bispo de Olinda e Recife à época ofereceu ao Pe. Dehon a Paróquia da Várzea, foi então que no dia 01 de fevereiro de 1902, o Pe. Ângelo Deal, scj tomou posse na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, iniciando assim a missão dehoniana nas paróquias do Brasil.

No dia seguinte a sua posse, Pe. Ângelo escreveu ao Pe. Dehon e em sua carta assim se expressou: “aqui há trabalho de sobra para qualquer sacerdote de boa vontade. A cura de almas não é tão difícil e dá plena satisfação; o bispo de Olinda e Recife é um exemplo de pastor zeloso. Seu olhar atinge os vastos horizontes de sua diocese, seu coração abrange toda a diocese... Em parte alguma podemos melhor viver a nossa espiritualidade própria” .

Encontramos na Paróquia da Várzea um lugar para viver a sua própria espiritualidade: de amar e reparar. São 120 anos de amor e reparação experimentados no serviço pastoral, na assistência religiosa e espiritual, no apostolado social e na administração da Paróquia.

Desde o dia 29 de janeiro que a Paróquia estava em festa, com uma programação baseada na espiritualidade dehoniana: apresentação do carisma, recitação do terço, ofício ao Sagrado Coração de Jesus, Adoração e Santa Missa com bênção do Santíssimo.

Na terça, dia 01, foi o dia de solenizar esse marco tão importante na história da Paróquia e da Congregação com a celebração presidida pelo Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacedo, concelebrada pelo nosso Superior Provincial, Pe. Josemar Lima, scj, pelos membros do Governo Provincial e vários outros Padres da Congregação. Ao fim da celebração, a Paróquia proferiu sua mensagem de agradecimento ao Senhor Arcebispo e à Congregação Dehoniana, entregando ao Superior Provincial, um quadro celebrativo desta data.


A comemoração dos 120 anos de presença dehoniana na Paróquia da Várzea foi celebrada em meio a programação da nossa Assembleia Provincial que aconteceu de 31 de janeiro a 03 de fevereiro, no Provincialado, que fica no bairro da Várzea. O tema refletido na Assembleia - “Identidade Dehoniana e Compromisso Social” - está em comunhão com toda a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus que celebrará a sua IX Conferência Geral nos dias 13 a 18 de fevereiro de 2022, em Roma.


Fernanda Melo
Comunicação Província BRE

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas