18.Set - 25ª Domingo do Tempo Comum
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
  • 1ª Leitura
  • Salmo
  • 2ª Leitura
  • Evangelho
  • Primeira Leitura (Amos 8,4-7)


    Leitura da profecia de Amos:


    4 Ouçam, vocês que pisam em pobres e arruínam os necessitados da terra,5 dizendo: "Quando acabará a lua nova para que vendamos o cereal? E, quando terminará o sábado, para que comercializemos o trigo, diminuindo a medida, aumentando o preço, enganando com balanças desonestas e 6 comprando pobre com prata e o necessitado por um par de sandálias, vendendo até palha com o trigo?".7 O senhor jurou contra a soberba de Jacó: "Jamais esquecerei coisa alguma do que eles fizeram"


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Segunda leitura I Timóteo 2:1-8


    Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo:


    1 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens;2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.


    3 Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. Para isso fui designado pregador e apóstolo, mestre da verdadeira fé aos gentios. 8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Salmo Responsorial (Sl 112)


    — Louvai o Senhor, que eleva os pobres.


    — Louvai o Senhor, que eleva os pobres.


    — Louvai, ó servos do Senhor / Louvai o nome do Senhor! / Bendito seja o nome do Senhor / Agora e por toda a eternidade!


    — O Senhor está acima das nações / Sua glória vai além dos altos céus / Quem pode comparar-se ao nosso Deus / Ao Senhor que no alto céu tem seu trono / E se inclina para olhar o céu e a terra?


    — Levanta da poeira o indigente / E do lixo ele retira o pobrezinho / Pra fazê-lo assentar-se com os nobres / Assentar-se com os nobres do seu povo. 

    Anúncio do Evangelho (Lc 16,1-13 – Forma breve: 16,10-13)


    — O Senhor esteja convosco.


    — Ele está no meio de nós.


    — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.


    — Glória a vós, Senhor.


    Naquele tempo, 1Jesus dizia aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.


    3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa, quando eu for afastado da administração’.


    5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’


    7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.


    8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.


    10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?


    13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.


    — Palavra da Salvação.


    — Glória a vós, Senhor.

    Indique a um amigo