Escola Paroquial

Breve Histórico da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima:

 
Fiel à instituição que a mantém – Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – procura ser a formadora de bons e competentes cidadãos e cristãos autênticos para a construção do Reino de Deus.

Tudo começou assim:
O fato de não existir uma escola do Ensino Fundamental II em Paratibe, fez o Pe. Geraldo Van Geel prometer construir uma escola. Isso no ano de 1966. Demorou… Mas conseguiu cumprir a sua palavra.
Em 1977, a escola lá estava atrás da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A escola possuía em sua estrutura 04 (quatro) salas de aulas, a sacristia era a secretaria, o quarto do Padre: A Diretoria.

Tinha todo o apoio das indústrias e funcionava com o famoso “Salário Educação”. A direção era de Padre Geraldo que escolheu a dedo a equipe que o apoiava. Inicialmente a escola funcionava como anexo do Colégio São José, de Abreu e Lima, cujo vigoroso diretor era o Professor Barros.

Depois de poucos meses a Escola Paroquial levantou vôo por conta própria e começou a crescer. Através das indústrias foi alcançando juntos à Prefeitura a doação de um terreno anexo, onde foram construídas mais 04 (quatro) salas de aulas e uma secretaria. O espaço ao lado da Igreja transformou-se em biblioteca, área de lazer e sala de artes. Posteriormente, a área de lazer foi transformada em sala de aula. Os diretores sucederam-se e levaram a Escola a uma foma nunca vista antes. A Escola Paroquial era sinônima de disciplina e boa formação.

Padre Antônio Snijders tinha uma visão ampla de futuro e sabia que apesar de tudo, a instalação da escola era uma improvisação. Começou a adquirir terrenos, visando uma nova escola.

Este sonho realizou-se quando a Congregação do Sagrado Coração de Jesus comprou um bom terreno para construir a nova Escola Paroquial. Realizou-se o que nós estamos vendo hoje.
Atualmente temos como gestor Padre Renato Maia de Ataíde Scj e o colaborador Padre Carlos Eduardo de Oliveira Pereira Scj.


Nossa Estrutura
Um conjunto de construções que corresponde inteiramente aos seus objetivos: Salas de aulas amplas e arejadas, bloco administrativo abrigando: direção, secretaria, coordenação, contabilidade, mecanografia, sala dos professores, almoxarifado e cozinha.

Temos ainda: Laboratório de informática, laboratório de física e química, biblioteca com mais ou menos 10.000 volumes.

Para as atividades físicas: piscina semi-olímpica e piscina para crianças pequenas, Quadra coberta poli-esportiva com arquibancada (tamanho oficial).
Ensino de Qualidade
Ótimas Instalações
Sala de Informática 
Acompanhamento do Aluno On-line
Programa Bilíngue
Quadra Poliesportiva
Piscina Semi-Olimpíca
Piscina Infantil
Danças Populares
Biblioteca
Gerador de Emergências
Energia Fotovoltaica 


Proposta Pedagógica

A Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em atendimento à legislação educacional vigente, promoverá um novo cotidiano escolar, uma vez que estará, incorporando no coletivo dos estudantes do Ensino Fundamental, obrigatoriamente, crianças a partir de 6 (seis) anos de idade.
Esta Proposta Pedagógica, elaborada a partir da síntese das reflexões coletivas de toda comunidade educativa, se fundamenta numa concepção que considera :
A educação, inserida no contexto das relações sociais;
A escola, parte integrante e inseparável dos demais fenômenos que compõem a totalidade social;
O estudante, sujeito ativo do seu processo de aprendizagem;
O professor, mediador do processo ensino-aprendizagem, estimulando no estudante, a criatividade, a criticidade e o pensar mediante atividades apropriadas à faixa etária das crianças e adolescentes.

Nessa perspectiva, a atuação da Escola consistirá na preparação do educando para um mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe, segundo afirma Luckesi, um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Considerando as tendências educacionais atuais, que apontam caminhos para um maior engajamento no processo educativo, o que possibilita avanços significativos na relação escola, educadores e educandos, a Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, que é uma comunidade educativa da Igreja, aberta ao mundo e evangelizadora, com um carisma próprio da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, fundada pelo Padre Dehon tem por finalidade a formação integral do educando, numa perspectiva humanista cristã.

Atualmente a Escola é composta por 727 alunos da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, sendo aproximadamente cerca de 70 funcionários.

Localização
Rua Henrique Dias, 85 - Paratibe – Paulista/PE 
CEP: 53413 -580
Fone: (81) 3437-2193 / (81) 98639-2834
escola@escolaparoquial.com.br

Redes Sociais
Facebook : Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima
Instagram: @paroquialns
Tv Escola : tvescolaparoquial.com.br
Rádio web: radioescolaparoquial.com.br

 
 
 
 

Fone e e-mail:

Fone: (81) 3437-2193 / (81) 98639-2834
escola@escolaparoquial.com.br